domingo, 17 de abril de 2011

Laranjas podres

Lembro-me há duas semanas, eu estava na cozinha, e havia varias laranjas em um cesto...não é nenhuma novidade para minha mãe que gosto bastante de laranjas, e amo fazer suco natural com elas, ou mesmo descasca-las na hora, e enfiar goela abaixo. Porem, nesse dia, eu estava selecionando umas, para fazer um suco natural e geladinho de laranja, e natural mesmo, sem misturar com agua ou açúcar, para mim não tem algo melhor que isso!

Vendo no meio delas, percebi uma de coloração diferente, e quando olhei em baixo, a mesma estava estragada, e já tinha “contaminado” uma ao seu lado. Parei, refleti e pensei. Nesta mesma hora veio como um raio na minha cabeça pensar, será que no reino não estamos convivendo “naturalmente” com isso e não damos conta?

Ec 10:1 Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.

Essa insensatez é nada mais e nada menos, que a astucia humana de se achar “mais esperto” ou “inteligente” que seu próximo, como no caso da mosca, citada na bíblia, que acaba destruindo qualquer sabedoria e honra, por que isso contamina, igual à laranja, contaminando a outra.

Isso me remete aos tempos que passei por ministérios e igrejas (sim, antes que perguntem, frequento igreja, antes que saiam comentando por ai, como muito pastor de sucesso, dizendo que blogueiros são endemoniados, só por que tocaram na ferida ou na sujeirinha que é igual o “pecado de estimação”), mais acho triste e vendo como infelizmente igreja muitas vezes virou comercio, quebra de autoridade de liderança ou “a regra vale pra ovelha, mais não pra mim”.

Cl 2:18-19 Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Então, como poderia um líder, receber uma ordenança a cima, repassar a “ordem” as ovelhas, e simplesmente cruzar os braços, e achar que não é com ele? O texto acima diz tudo!, e o mesmo é valido para lideranças gerais de igrejas, na mesma regra, por que como pode, pastor “jogar” proposito pro seu povo, se o mesmo não o cumpre? Isso vale desde um jejum, como para um período de oração e proposito...como pode o pastor, comparando com o pastor de ovelhas mesmo, se alimentar, e não dar comida para as ovelhas, e achar que tudo vai ficar bem, e perfeito e ainda exigir dessas ovelhas, e questionar, por que a mesma estão morrendo, sendo que é negligencia feita por ele? Como pode?

Esse modismo de lideres é algo muito problemático, e por isso vemos muitos cristãos desfalecendo e caindo em qualquer tipo de “coisas místicas”, ou mesmo os lideres, nisso deixando a arte do “oba oba” invadir, por perder o “foco” de reino, por querer ver as ovelhas fazerem tudo, e no meio do inverno no Alaska, a menos de -30 graus e o pastor numa ilha paradisíaca bebendo agua de coco em pleno verão...

Que não sejamos laranja podres contaminando reino, como espectadores, ou como lideres, mais que façamos o nosso “poder de influencia” ser algo bom para o nosso próximo, mais acima de tudo, para Deus.

Thiago Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário