quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diante do trono, e suas esquisitices.

Bom, o post dessa semana, é sobre uma das coisas que considero absurdas, nas quais inclui “atos proféticos” (alias, mania de crente recalcado de profeta de qualquer coisa, esquecendo o que a bíblia diz sobre isso). Incluindo lavatório de pé de “quebra de maldição” (esquecendo do que Jesus fez na cruz, e fazendo que isso não tenha valor…) e o que acho pior, até mesmo na questão de saúde publica, pegando a agua na qual foi lavado os pés dos “super crentes” e jogando no povo, e o povo demente adorando, até mesmo, se pegar esse ato e destrinchar, é de se sub-entender que a possível “maldição” de quem foi lavado pé, foi jogado, nos que ficaram feliz, de tomar uma agua suja na cabeça.

Assistem, e tirem suas conclusões. As vezes cansa “idiotices gospel” por ai…

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Milagre da Multiplicação

Estudo Sobre Milagre da Multiplicação

Pr Celso Nascimento

Calvary Chapel - São Vicente / São Paulo

Marcos 6:30-44

Introdução:

Eu me alegro que esta seja a mensagem por ser uma mensagem de fé, esperança e provisão da parte de Deus.

30 Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado.

Novamente as câmeras voltam para Jesus e seus discípulos, e aqui estão eles regressando de sua viagem missionária, maravilhados por tantas coisas que haviam acontecido. Vocês se lembram de que o Senhor os havia enviado de dois em dois a pregarem as boas novas da salvação de Deus, a expulsarem demônios e a curarem os enfermos e agora eles voltam muito felizes por tantas coisas que o Senhor havia operado por intermédio deles.

É sempre uma alegria ser usado por Deus para abençoar outros, seja ensinando a palavra, fazendo uma oração, ou de forma prática provendo conforto, varrendo o chão, arrumando as cadeiras, entregando um boletim.

Há tantas formas de Deus usar as nossas vidas basta simplesmente estar sensível às necessidades ao nosso redor, pois elas nunca faltam.

31 Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”.

E é claro que depois de voltarem de um período de ministração intensa como o que eles tiveram eles estavam cansados. E é claro também que a multidão continuava a seguir Jesus, desejando ouvir suas palavras ou receber uma cura, um toque, um milagre da parte dele.

Por essa razão, o Senhor lhes diz, venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco. Sábio de Jesus isso, não é verdade?

Jesus pode ver nos olhos dos seus discípulos que apesar da alegria e do entusiasmo de tudo o que aconteceu em sua viagem missionária, eles estavam cansados, a fatiga em seu semblante era visível.

Eu amo o fato do nosso Senhor ser um trabalhador duro, se existe alguém que trabalha duro é o Senhor Jesus.

João 9:4:Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

Ele sabe o que deve fazer e faz, ele não espera tempo bom, ele simplesmente faz. Mas da mesma forma que ele é zeloso para a obra ele nos ensina que devemos descansar quando preciso de forma que o nosso trabalho seja ainda mais efetivo.

Talvez essa seja a palavra do Senhor para a sua vida hoje. Talvez você esteja tão feliz, tão empolgado pelo tanto que Deus tem usado a sua vida, em casa com a família, no seu trabalho, na igreja, mas você precisa ouvir isso do Senhor essa noite, venha comigo para um lugar deserto e descanse um pouco.

Como é precioso para cada um de nós termos um tempo de descanso com o Senhor. Um tempo tranquilo, num lugar tranquilo e com um coração tranquilo. Talvez esse lugar seja o seu quarto, talvez não seja o seu quarto e você precisa de um lugar tranquilo para ter esse tempo tranquilo com o Senhor.

Um dos propósitos em termos esse lugar que o Senhor nos deu foi para prover para nós um lugar tranquilo aonde nós podemos ter um tempo tranquilo buscando ao Senhor para tranquilizarmos o nosso coração. Venha à sala de oração se você precisar para orar ao Senhor e tranquilizar seu coração. Precisamos muito de um tempo a sós com ele para refrigerar a nossa alma, recarregar as baterias. Talvez você precise ainda desse tempo para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer para este novo ano, quais as direções que você precisa para ser mais efetivo no Reino.

32 Então eles se afastaram num barco para um lugar deserto.

E assim eles foram, se afastaram para um lugar deserto, longe da multidão, do barulho, do falatório das pessoas. Um lugar deserto aonde eles não ouviriam mais nada senão o Senhor.

33 Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.

Eles entraram no barco e se retiraram para esse lugar deserto para descansarem, porém, vejam o que a Palavra nos fala, muitas pessoas que os viram retirarem-se correram a pé até o local para o qual eles se dirigiram e quando eles chegaram lá... surpresa!!

Lá estava uma multidão os aguardando. A multidão chegou lá antes deles.

E agora, o que você faria?

Vamos olhar o que Jesus fez!

34 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Quando Jesus saiu do barco e se deparou com a multidão Jesus não fez cara feia ou se retirou para outro lugar, mas Jesus olhou para eles com ternura, Jesus fez com eles como ele faz por nós hoje à noite, ele olha para nós com compaixão.

Jesus teve compaixão da multidão porque era como ovelha sem pastor.

Ainda bem que Jesus estava no barco porque certamente essa não seria a atitude dos apóstolos não. Frequentemente os apóstolos viam a multidão como problema, eles viam a multidão como trabalho, mas não o nosso Jesus, nosso Pastor, nosso Amigo.

Sem dúvida a multidão era completamente sem noção e acima de tudo exigente. Exatamente como ovelha é. Eu falo isso na qualidade de ovelha, não é à toa que somos chamados de ovelha, porque ovelha é um animal tolo, sem noção, e requer muito cuidado. A ovelha é um animal manso, ela não é como o bode que dá cabeçadas, mas também “super dependente”, diferente dos outros animais que sabem tomar conta de si mesmo, a ovelha depende do pastor para ter as suas necessidades satisfeitas.

Jesus olhou para aquela multidão e teve compaixão dela porque era como ovelha sem pastor, sem ter quem cuide delas.

Se nós olharmos o Salmo 23 nós podemos ter uma ideia mais clara das necessidades da ovelha e como o nosso Pastor Jesus, ele promete cuidar de nós:

· Logo no começo Ele já nos promete que nada vai nos faltar.

· Ovelha tem fome: Ele promete nos alimentar fisicamente nos verdes pastos

· Ovelha tem sede: Ele nos promete nos refrescar matar a nossa sede às águas tranquilas

· Ovelha tem feridas: Ele promete curar, restaurar, revigorar a nossa alma.

· Ovelha não tem sendo de direção apurado: Ele promete nos dar direção, nos guiando em veredas de justiça.

· Ovelha é indefesa: Ele promete nos proteger com sua vara, nos livrando do predador.

· Ovelha se perde facilmente: Ele promete nos trazer de volta com seu cajado, quando nos perdermos do caminho.

Você é feliz por ser ovelha do rebanho de Cristo? Eu também.

Não há dúvidas de que existem muitas necessidades que o pastor deve cuidar das ovelhas, mas uma é fundamental, que as ovelhas sejam alimentadas. E é essa a primeira coisa que Jesus faz, ele começa a ensinar às ovelhas muitas coisas. Coisas que vão alimentar a alma delas, satisfazer a necessidade mais importante delas: trazendo-lhes a Palavra de Deus.

Mateus 4:4 - Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

35 Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já é tarde”.

Agora prestem bastante atenção aqui, que já era tarde, e Jesus estava ainda ensinando muitas coisas para as ovelhas. De repente chega um dos doze no ouvido dele e fala, Mestre, não é por nada não, mas estamos num lugar deserto e já é tarde.

Pobres discípulos, já estavam cansados e agora já estava ficando tarde, eles estavam já preocupados com o que iria acontecer com eles e com aquelas pessoas, eles já estavam inquietos com a situação e queriam ver agora a solução que Jesus daria.

Mas não antes de, é claro, apresentar a solução deles:

36 “Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer”.

A solução deles para o problema era manda o povo embora, assim eles podem ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer.

Para quem lê isso aqui, pensa que a preocupação era clara que era em relação ao povo, mas claro que eles estavam preocupados com eles mesmos, primeiro que eles estavam cansados, segundo, eles também estavam com fome.

Uma coisa que me incomoda, quando as pessoas apresentam soluções que não têm a ver primariamente com as pessoas, o povo, a igreja, mas tem a ver exclusivamente com elas, mas elas acabam usando o povo como desculpa para ter a sua vontade satisfeita.

Isso me incomoda muito porque traz consigo uma falta de temor a Deus, porque não percebem sobre quem estão falando: é o povo de Deus, ele deu a vida por eles e seja lá o que a gente for fazer deve abençoar a todos, o pelo menos o máximo de pessoas possível, mas aqui a solução deles era: mande-os embora para que eles comam, e até dizem aonde eles poderiam ir.

Porem Jesus queria ensiná-los algo grandioso aqui, percebam a resposta que Jesus lhes dá:

37 Ele, porém, respondeu: “Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?”

Por que vocês não dão comida para eles? Jesus fala. Jesus não estava zombando deles aqui, mas ensinando a eles a terem um pouco mais de sensibilidade às necessidades das pessoas.

Não sei quantos de vocês já leram o livro O estilo de Jesus. Eu expressamente os recomendo a leitura desse livro, do pastor Gayle Erwin. Ele mostra com riquezas de detalhes como o nosso Senhor Jesus é centrado nos outros e não em si mesmo. Eu amo esse livro e estou constantemente o relendo porque nós não somos assim, nós somos centralizados em nós mesmos, no que eu gosto, no que eu quero, no que eu posso, no que eu estou a fim, de fazer, comer, beber, servir, etc.

O problema não é a sua personalidade, mas sim o seu egocentrismo. E é isso que Jesus nos ajuda a ver e deixar, nosso ego, e a deixar Jesus no centro, quando ele está no centro, com certeza não é o nosso eu que impera, e consequentemente os outros são mais abençoados.

Mas a resposta dos seus discípulos é bem óbvia: Nós, alimentar esse povo todo! Isso exigiria duzentos denários, o referente a um salário de ano inteiro de trabalho. Na cabeça deles isso era ilógico não porque eles não tivessem o dinheiro, mas veja a pergunta deles:

Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?

Ou seja, na cabeça deles isso seria um desperdício. Gastar o salário de um ano inteiro de trabalho em uma refeição? Nem que eu estivesse doido, Jesus!

Não podemos condená-los porque muitas vezes pensamos da mesma forma. Mas o que devemos saber é que o nosso Deus tem recursos sem limites.

Há muitas maneiras que Deus pode prover para as nossas necessidades que nós não conhecemos.

Existe a maneira normal que Deus provê para nossas necessidades pessoais, qual? Trabalho. Deus já nos deu a direção para prover para as nossas necessidades pessoais e ela se chama trabalho.

E a maneira que Deus já disse prover para as necessidades da igreja? Através do seu povo. Através dos dízimos e das ofertas.

Essas são as maneiras que Deus provê para as nossas necessidades pessoais e para as necessidades da igreja.

Mas essas não são as únicas formas de Deus provê para as nossas necessidades e para as necessidades da igreja. Deus tem infinitas formas de provisão, formas surpreendentes, de onde você menos imagina, Deus usa, e nos provê. Porque o nosso Deus não é um Deus limitado. Louvado seja o nome do Senhor.

É importante não limitarmos o poder de Deus por aquilo que nossos olhos veem ou por aquilo que está em nosso poder fazer acontecer. Nós fazemos a nossa parte na fé de que todo o mais pertence ao Senhor. Nós fazemos o possível, e a Ele pertence o impossível.

Se existe alguma coisa que o Senhor abençoa é quando nos preocupamos com a necessidade de outros verdadeiramente. Porque o Senhor é abundante no dar e quando agimos dessa forma nós estamos agindo de acordo com a sua vontade.

Deem sem dó – Provérbios 22:9 : Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.

Jesus queria jantar com eles porque ele os amava e quando a gente ama alguém a gente quer ter comunhão com essas pessoas.

38 Perguntou ele: “Quantos pães vocês têm? Verifiquem”. Quando ficaram sabendo, disseram: “Cinco pães e dois peixes”.

Agora vêm à bênção. É muito importante para nós entendermos esse princípio que Jesus nos ensina aqui.

O milagre da multiplicação nas mãos de Jesus começa com aquilo que nós já temos. Com aquilo que Deus já proveu.

Jesus os manda verificar entre o povo o que eles tinham para comer. E quando eles souberam, eles informaram o Senhor: cinco pães e dois peixes.

Percebam que seja lá quem foi no meio da multidão que tinha esses cinco pães e esses dois peixes poderia ter pensado isso que eu tenho é meu, e não ter entregado para Jesus. Ou ter pensado isso é muito pouco para tanta gente, e ter ficado com a sua comida.

Talvez ainda que essa pessoa quisesse abençoar alguém e dividir o seu lanche com outro, ele abençoaria no máximo mais uma pessoa e mais ninguém.

Mas porque essa pessoa seja lá quem foi no meio da multidão simplesmente confiou em Jesus, simplesmente entregou o que tinha em suas mãos, muitos puderam ser abençoados.

Infelizmente essa é a maneira que muitos pensam hoje, o que Deus me deu é meu. Ou o que Deus me deu é muito pouco. Ou o que Deus me deu eu decido a quem abençoar.

Isso aos olhos do homem pode ser verdadeiro e correto dizer, mas não nos isenta de procurar saber se é esta a vontade de Deus.

È comum e natural a qualquer homem dizer e viver, mas não os que são chamados a viver pela fé e não por vista e estão dispostos a ver as mãos de Deus em ação.

Uma pena que exista abuso por parte de muitos líderes de igrejas em relação ao princípio da multiplicação de Deus, mas cada um vai responder ao justo juiz um dia pelo que fez e o mal uso da sua palavra e engano do seu povo.

Mas uma coisa que eu não posso esconder de vocês é que Deus realmente prospera aquele que é abundante no dar, contribuir, ajudar.

Jesus recebeu com alegria o que lhe foi dado. Jesus não disse que era pouco, ainda que tivesse um pão e um peixe, ainda assim Jesus aceitaria, seria o suficiente para Jesus.

Deus não olha a quantidade, mas a qualidade –.

Marcos 12:41-44 : Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

Deus ama o que dá com alegria –

2 Coríntios 9:7: Cada um dê a conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Multiplicação para Deus requer fé – 2 Coríntios 9:6 : Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

39 Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde.

40 Assim, eles se assentaram em grupos de cem e de cinquenta.

Antes de Jesus operar o milagre e multiplicar os pães e os peixes a fim de alimentar aquela multidão, ele manda que se organizem, fazendo-os sentar em grupos na grama de cem e de cinquenta.

E aprendemos com isso outro importante princípio do nosso Senhor.

Nosso Deus é um Deus de ordem e não de desordem, bagunça.

As coisas para Deus devem ser feitas com ordem e decência porque o nosso Deus não é um Deus de confusão!

41 Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também. dividiu os dois peixes entre todos eles.

E aqui está o que para muitos seria o ápice da passagem, o milagre propriamente dito, mas não, o ápice da passagem foi à entrega dos cinco pães e dos dois peixes, não perca isso de vista.

Sem os cinco pães e os dois peixes não teria como Jesus fazer esse milagre, ele poderia até fazer outro, afinal ele é Deus, mas não esse aqui.

Jesus toma os cinco pães e os dois peixes e o que ele faz? Ele os abençoa. Como? Olhando para os céus ele agradece ao Pai e depois os parte e os entrega aos discípulos para abençoarem a multidão.

Essa é uma passagem muita rica, eu quero que você preste atenção nos detalhes aqui.

Quando nós oramos antes das refeições, isso não é um ritual religioso, isso também não significa que a comida só é abençoada se nós orarmos. Não. Quando oramos estamos fazendo como Jesus, olhando par ao céu, sendo grato ao Pai pela provisão daquela comida.

Veja também que Jesus reparte a provisão do Pai antes de fazer qualquer coisa com ela.

E eu quero enfatizar aqui que, para muitos que pensam que ‘eu não sou nada, não sou ninguém, não sirvo para nada, não sei fazer nada’, eu quero lhe dizer primeiro: que a sua vida é criação de Deus e Deus não perde tempo em fazer algo ou alguém, outra coisa, segundo: sua vida é provisão de Deus como recurso no seu Reino, a sua vida vale mais do que o seu trabalho, os seus dons e o seu dinheiro. Você é parte da provisão de Deus no Reino dele, fruto da obra de Cristo, quando você for tentado a pensar que você não é nada se lembre do sangue derramado no Calvário por você. Será que foi em vão todo o sofrimento de Jesus e cada gota de sangue que ele derramou? Não foi. Então seja grato a Deus em fazer parte do seu Reino. Terceiro: Deus quer usar a sua vida como os discípulos aqui, ele quer fazer de você um canal de onde as suas bênçãos fluem para alcançar outros e abençoar outros. Jesus deu aos discípulos para entregarem às pessoas.

Não podemos dar nada se antes não recebermos do Senhor primeiro.

42 Todos comeram e ficaram satisfeitos,

Você não ama esse versículo? Todos comeram até não quererem mais. Como Deus é farto!

Percebam que não foi um “super banquete” com lagostas e canapés, mas pão e peixe, simples, e o suficiente para que ninguém morresse de fome mas abundante para comer ficarem satisfeitos.

As coisas de Deus são simples, queridos, o homem é que busca invenções!

43 e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.

Deus não gosta de desperdício, especialmente quando se trata daquilo que ele tem provido para nossas necessidades. Como devemos ser mais zelosos com as coisas que Deus tem provido para nós, seja financeiramente, sejam recursos, prédio, instrumentos, tempo, família, etc.

Agora a lição final da nossa passagem: os discípulos recolheram 12 cestos cheios de pedações de pão e de peixe!

Exatamente um cesto para cada discípulo. Como Deus é, logo aqueles que estavam querendo se livrar do povo, acabaram sendo beneficiados em abundância por causa do povo.

É exatamente desse jeito que o nosso Deus é e trabalha. Sempre que nos dispomos a morrer um pouquinho para o nosso eu, somos recompensados, as pessoas podem parecer problema, trabalho, cansaço, mas tão logo você entende que elas só precisam de Jesus e você pode encontrar as necessidades delas trazendo-lhe a palavra de Deus e uma oração, o cesto da recompensa de Deus aparece logo depois do alívio daquela pessoa. Isso é ministério, isso é vida com Deus.

Se Deus já é bondoso para nos abençoar tão grandemente nesse mundo, eu fico imaginando no céu. Como não vai ser o cesto de recompensas que ele tem preparado para nós!

Eu amo esta passagem em apocalipse que fala dos 24 anciãos ao redor do trono o adorando, lançando suas coroas aos seus pés –

Apocalipse 4:10-11 : os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, e dizem:

“Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Eu estou convencido de que as lágrimas que Ele vai enxugar dos nossos olhos não serão lágrimas de tristeza de forma alguma, mas lágrimas de alegria ao olharmos as recompensas e vermos que não merecemos, que na verdade estar lá já é uma grande bênção, um grande milagre.

E por toda a eternidade queridos nós vamos adorar o Senhor lançando aos pés dele as nossas coroas, tudo o que recebermos dele, nós dará de volta a ele em adoração por toda a eternidade, e como preparação para a eternidade com ele, Ele já nos permite começar a adorá-lo aqui, a sermos gratos aqui, a devolver daquilo que temos recebido gratuitamente dele, fruto da sua graça, do seu perdão, do seu amor, aqui mesmo.

44 Os que comeram foram cinco mil homens.

Os que comeram foram cinco mil homens sem contar as mulheres e crianças, talvez cerca de 12 a 13 mil pessoas foram alimentadas naquele dia pelo Senhor.

Se alguém ficasse com fome ou era porque ou tinha recusado do alimento que Jesus proveu ou porque seus discípulos não distribuíram corretamente.

Mas 5000 homens sem contar mulheres e crianças foram fartos em abundância pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

Se Ele pode fazer tamanho milagre com cinco pães e dois peixes, o que ele não pode e não vai fazer com uma vida dedicada a Ele, uma vida rendida a Ele, com a sua vida, com a minha vida e com a nossa vida como igreja dele, não é verdade?

Agradeço desde já ao Pastor Celso, pela gentileza de me enviar a mensagem e com muito mais detalhes, do que as anotações que fiz. Que Deus continue usando e abençoando a sua vida, na calvary chapel (capela do calvario), em são vicente.